HISTÓRICO

         
          O SINDIREPA-RS foi criado nos idos anos de 1948, não como Sindicato, mas como ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA INDUSTRIA DA REPARAÇÃO. Os Sindicatos naquela época não existiam e sua criação não contava com o apoio governamental. A Associação foi criada em espaço cedido na Oficina de propriedade de Frederico Jostmeyer, situada na rua Marques do Herval, bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, cujo primeiro presidente eleito foi o proprietário de Oficina A J René Dulac e Secretário Executivo Alcino Portela do Canto.
          Posteriormente, mudou-se para a Rua Pinto Bandeira, 357, onde em duas salas, funcionava juntamente com vários outros Sindicatos. Em meados de 1950, mudou-se para a Av. Farrapos - Edifício Gobbo.
          Como Associação, não podia realizar dissídios, apenas representar a categoria junto aos órgãos públicos.
          Em 12.01.1951 ocorreu a transformação de Associação dos Profissionais da Industria da Reparação, para SINDICATO DA INDUSTRIA DA REPARAÇÃO DE VEÍCULOS E ACESSÓRIOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - SINDIREPA-RS.
          A partir de então, passou a desenvolver seu trabalho na área Sindical, representando de fato e de direito toda a Categoria Automotiva nos assuntos inerentes a sua malha de atuação.
          Um dos fatos marcantes na vida do SINDIREPA-RS, foi a parceria firmada com o SENAI-RS, quando era Delegado daquela instituição o Sr. Jorge Jacobus Furtado. Através da aplicação por parte do SENAI-RS e do apoio e amparo do SINDIREPA-RS, foram ministrados os primeiros cursos de mecânica no Estado do Rio Grande do Sul. A parceria ajustada, que incentivou a formação de mecânicos, tinha na parte teórica a participação do SENAI-RS e na parte prática o das Oficinas Mecânicas. Havia naquela época, uma crise muito grande de mecânicos no mercado. As Oficinas enviavam seus mecânicos para fazerem cursos de aperfeiçoamento em São Paulo. A parceria SINDIREPA-RS e SENAI-RS veio suprir a lacuna existente no Setor.
          Em 08.11.1985, na gestão do atual Presidente, A E G Goldberg, o SINDIREPA-RS adquiriu sua Sede Própria na Rua Marcelo Gama, 99 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre - RS, conforme lavrado na Fl. 1 - Matrícula 23438 - Registro de Imóveis da 1ª Zona - Porto Alegre - RS - Livro nº 2 - Registro Geral.
          Nossa Sede esta hoje totalmente informatizada e equipada, com várias salas para treinamento teórico e prático, a disposição da Categoria Automotiva.
          Nosso SINDIREPA-RS é um órgão que congrega todas as empresas, microempresas e autônomos atuantes neste setor no Rio Grande do Sul. Filiado a ABRIVE - Associação Brasileira de Reparadores Independentes de Veículos. Conta com mais de oito mil Oficinas cadastradas em todo o Estado.
          Inicialmente, nosso Sindicato agia apenas como entidade de proteção legal da categoria, porém, as evoluções tecnológicas e um mercado com clientes cada vez mais exigentes na busca pela qualidade, fizeram com que os serviços oferecidos fossem fortemente ampliados.
          Hoje o SINDIREPA-RS preocupa-se também com a especialização e qualificação da mão-de-obra e dos serviços prestados por todos os seus filiados, atuando como um centro de estudo, debate e preparação para o setor de Reparadores de Veículos e Acessórios.
          Por este motivo, acredita que a única maneira de ganhar posição no mercado e não ser ultrapassado pela concorrência é através de constante atualização. É importante que Oficinas, donos e funcionários, estejam sempre aptos a prestar serviços de credibilidade, acima de tudo, qualidade e segurança.
          Para tanto, o Sindicato promove, em sua Sede, cursos práticos e teóricos ministrados por técnicos dos fabricantes. Desse modo, profissionais de todo o Estado acompanham as novas evoluções tecnológicas dos veículos, ajustando equipamentos, serviços e atendimento às novas realidades.
          Também, com o objetivo de proporcionar a seus Sócios, uma formação completa e dinâmica, o SINDIREPA-RS acerca-se de importantes parceiros como o SENAI-RS - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Este convênio, através do Centro Automotivo José César de Mesquita, possibilitou a realização de inúmeros cursos e a participação de milhares de mecânicos.
          Hoje, ao completar um Cinqüentenário de existência, o SINDIREPA-RS, acompanhando a evolução de seu tempo, esta buscando novas parcerias, nos mais diversos segmentos, procurando propiciar a seus associados, uma ampla gama de oportunidades e serviços, gerando uma maior qualidade de vida e tranqüilidade para toda sua família.
          A nível de saúde, oferecemos hoje convênio com médicos, dentistas, laboratórios, etc...com custo reduzidíssimo para nossos associados. Em relação a Assessorias, contamos hoje com vários advogados, nas mais diversas especialidades e, oferecemos também, o mais completo assessoramento em relação ao grande negócio do momento: o GMV ( Gás Metano Veicular ). Consultas sem custo algum para o associado. Estamos oferecendo também, sem custo para o associado, seguro de vida em grupo. Através do nosso portal na Internet (http//www.sindirepa-rs.com.br), estamos oferecendo site grátis com link no Portal, para todo nosso associado, afim de que este possa exibir para o público alvo, seus produtos, serviços, etc...
          O SINDIREPA-RS, em busca de cumprir fielmente os objetivos de sua criação, não para por ai, continua procurando firmar novas parcerias, com o intuído único de proporcionar ao seu associado, atualização tecnológica em relação ao mercado de atuação; redução de custos com a manutenção de sua Oficina; manutenção da saúde e tranqüilidade familiar, etc...
          A história do SINDIREPA-RS continua. Participe, atuando junto a nós e contribuindo para a construção de um Sindicato como realmente você gostaria que tua Entidade fosse. Te aguardamos.

Maiores informações
(51) 3342-6063
sindirepa-rs@sindirepa-rs.com.br